Osteopatia em Olhão
No nosso Gabinete encontra Osteopatia em Olhão.
A Osteopatia deve o seu nascimento e a codificação racional das suas leis ao osteopata americano Andrew Taylor Still (1829-1917). Formado em medicina, perdeu três dos seus filhos devido a uma epidemia de meningite. Frustrado por não conseguir salvar os filhos, Still voltou a estudar anatomia e fisiologia com a convicção que a absorção de medicamentos apresenta inconvenientes para os seus pacientes.
Nos seus estudos, Still definiu quatro princípios, nos quais se baseia a osteopatia:
- A estrutura governa a função;
- A unidade do corpo;
- A autocura;
- A lei da artéria.
Para que o corpo humano funcione de uma forma ótima é necessário que os sistemas principais estejam em harmonia (músculo-esquelético, visceral e cranial). As fáscias asseguram a relação funcional entre o aparelho locomotor, o sistema visceral e os diferentes sistemas do corpo.
A Osteopatia estuda os efeitos que vêm da estrutura, baseia-se na anatomia, fisiologia e semiologia e o tratamento baseia-se num exame clínico.
INDICAÇÕES DA OSTEOPATIA
Devido à complexidade da anatomia e fisiologia, os tratamentos osteopáticos serão um bom auxílio em casos:
Musculo esqueléticos
- lesões desportivas,
- entorses,
- tendinites
esfera craniana
- cefaleias,
- otites,
- rinites,
- sinusites
visceral
- dores pré-menstruais,
- problemas digestivos,
- problemas respiratórios,
O que acontece numa consulta de Osteopatia?
O osteopata examinará fisicamente o paciente, que pode precisar tirar algumas roupas para fazer o diagnóstico. A privacidade do paciente é sempre respeitada durante este processo.
O paciente deverá demonstrar alongamentos e movimentos simples para ajudar o osteopata a fazer uma análise precisa de sua postura e mobilidade.
O terapeuta também avaliará a saúde das articulações, ligamentos e tecidos, usando uma técnica de toque altamente treinada conhecida como palpação.
O osteopata irá propor um plano de tratamento para atender às necessidades do paciente. Isto incluirá o número de sessões que provavelmente serão necessárias, embora esse número possa mudar dependendo da resposta do paciente ao tratamento.
A osteopatia enfatiza a autocura, portanto também pode aconselhar mudanças na dieta, programas de exercícios em casa e ajustes no estilo de vida.
A manipulação e o trabalho prático são suaves, mas devido ao trabalho físico realizado, um paciente de osteopatia pode sentir dores nas primeiras 24 a 48 horas.